Como fazer Citação Direta e Citação Indireta na ABNT
Para muitos, as normas da ABNT é algo “complicado demais” e até “desnecessário”, mas a verdade é que estas normas têm grande importância e ajudam na padronizam dos trabalhos, o que facilita a leitura do mesmo e a fácil compreensão. Confira dicas de como utilizar citação direta e indireta em seu trabalho de monografia e/ou TCC.
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela Normatização Técnica do Brasil.
E há vários temos que são encontrados nas normas da ABNT e é preciso conhecer cada um deles para saber fazer um bom trabalho, por exemplo, “Anexo” são elementos que podem ou não ser incluídos quando necessário for e se difere dos Apêndices porque se trata de um material que não foi elaborado pelo autor.
O “Apêndice” é como se fosse um complemento, elaborado pelo autor do trabalho e é sempre digitado em letras maiúsculas e também em negrito.
Tem a “Capa” que é obrigatória em todo trabalho, servindo para proteger e também trazer informações indispensáveis a respeito do conteúdo daquele trabalho.Tem a “Epígrafe” que é uma ‘citação’ e ‘autoria’ utilizada pelo autor no trabalho sempre que se achar algo interessante no decorrer do trabalho e estas “Epígrafes” geralmente estão logo nas primeiras páginas.
E assim são muitos os termos utilizados pelas normas da ABNT e um que ainda continua trazendo muitas dúvidas é quanto à Citação Direta e Indireta, pois muitos ainda não sabem o que é esta “Citação” e nem quando uma ou outra deverá ser utilizada.
Para ficar mais fácil de compreender, podemos dizer que a “Citação” é uma menção que foi feita a respeito do trabalho realizado, porém, foi elaborada por uma outra pessoa que não seja o próprio autor do trabalho, tendo sido extraída de uma outra fonte.
Quando estamos desenvolvendo um trabalho é muito comum que “copiemos” parte do conhecimento de uma outra pessoa, mas para não entrar como uma “cópia” nos eu trabalho, é preciso fazer a tal “Citação”.
E a “Citação” não significa que você não foi capaz de pensar algo interessante, mas ajuda a ilustrar com outras fontes, o seu trabalho, o que é muito valorizado, inclusive. O que não podemos fazer nunca, é usar algo que foi criado por outra pessoa como se fosse de nossa autoria, isto realmente é uma cópia.
A citação é bem diferente, pois ela mostra o quanto você tem conhecimento sobre o assunto, a ponto de conhecer outras obras e assim poder citá-las.
Basicamente, são 3 os tipos de Citações:
- Citação Direta;
- Citação Indireta;
- Citação de Citação.
Falaremos então das citações Diretas e as Indiretas.
A citação Direta é quando você faz em seu trabalho uma transcrição textual totalmente fiel de algum outro trabalho, por exemplo, se você for realizar uma consulta sobre um autor e precisar citar uma frase ou trecho do trabalho deste autor para ilustrar o seu trabalho, então você poderá citá-la, fazendo a transcrição exata do texto, frase ou parágrafo e neste caso deverá utilizar de Aspas Duplas para identificar a citação, podendo ser de 2 formas:
- Citando e em seguida referenciado, fazendo a chamada pelo nome da pessoa que, quando for no final da citação, deverá estar entre parênteses e ter o sobrenome do autor sempre em letras maiúsculas e logo em seguida, o ano de publicação do artigo e também a página da qual você retirou a citação.
- Referenciando primeiro para depois citar, é o caso do nome do autor ser digitado normalmente, utilizando-se somente a primeira letra em maiúscula e logo em seguida inserir o ano e também a página da citação feita.
- Podemos dizer então que a Citação Direta é a cópia fiel de um texto, seguindo exatamente o original, inclusive as palavras que estiverem grifadas ou em negrito, vindo com a seguinte observação: “grifo do autor”.
- A citação indireta ocorre quando você faz um trabalho e no final sua conclusão fica bem parecida com a de outro autor, só que mesmo assim você não quer fazer uma “cópia” das palavras do outro autor, quer utilizar suas próprias palavras, então é feita uma citação indireta, pois a citação será “baseada” em outro texto.Da mesma forma, faz-se necessário citar o autor, ano de publicação do texto, podendo ou não citar a página.E a citação indireta pode ter mais de um autor, já que você consulta várias obras para chegar à sua própria conclusão, mas poderá citar as informações referentes aos trechos destes autores.
- FONTE: http://www.normasabnt.net/citacao-direta-e-citacao-indireta/