segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Orientações Pesquisa

A pesquisa deve ser organizada da seguinte forma:
  • Sumário
 Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a folha de rosto.
  • Introdução

Ela pode conter um breve histórico sobre o tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto.
 Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões (se houver).

  • Desenvolvimento ( a pesquisa + ou - 7 folhas)
           O texto sobre o tema pesquisado, dividido em seções.

 
Citação Direta:
Exemplos:
  • Uso fiel do texto do autor, é necessário colocar seu sobrenome no início ou fim da citação:
“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).
Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.
  • Quando uso partes do texto, omitindo o trecho que não desejo citar: 
“As propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas [...] com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).
Como fazer Citação:
 http://www.tecmundo.com.br/tutorial/834-aprenda-a-usar-as-normas-da-abnt-citacao-2-de-4-.htm
  • Conclusão (1 folha)
        Deve conter análise crítica do trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas. Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas, sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para implementação; questões a serem estudadas futuramente.
  • Referências
     Utiliza-se a designação Referências para indicar todas as fontes citadas no texto, inclusive eletrônicas. 

Exemplos:
  •   1 autor
FORATTINI, O. P. O Brasil e a medicina tropical. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 116-120, abr. 1997b.
  •  Dois ou três autores
Quando houverem dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
Exemplo
ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.
  •  Mais de três autores
Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.
Exemplo
PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler injuries and parental interventions. Behavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, p. 271-297, 2002.
  •  Autoria desconhecida
Em caso de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.
Exemplo
CONSULTORIO del amor: edicación sexual, creatividad y promoción de salud. La Habana: Academia, 1994. 137 p.
  •   Documento publicado na Internet
AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de acesso
Exemplo
FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2002.
  •  Fitas de vídeo
SOBRENOME, PRENOME(s) dos produtores e diretores.  Título: subtítulo (se houver). [Filme-vídeo]. Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do diretor.. Local, Instituição, ano. Descrição física do material, duração do filme. Descrição do tipo. som.
Exemplo
CAPOVILLA, F. C.; GUIDI, M. A. A. Recursos de hardware para análise experimental do comportamento humano. [Filme-vídeo]. Produção de Fernando César Capovilla, direção de Mário Arturo Guidi. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1990. 1 cassete VHS / NTSC, 22 min. color. son. 

NORMAS DA ABNT
1.Tamanho da Folha e Margens:
Folha A4 – 297mmx210 mm
Margens:  Superior: 3 cm
                 Inferior: 2 cm
                 Esquerda: 3 cm
                 Direita: 2 cm
                 Cabeçalho: 2 cm
2.Fonte:
Título – Times New Roman ou Arial, na cor preta, maiúscula, negrito. tam.12.
Subtítulo – Times New Roman ou Arial, na cor preta, maiúscula, normal, tam.12.
Texto – Times New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 12.
Citação – Com 3 linhas ou +  (Times New Roman ou Arial, na cor preta,tam. 10, normal, em parágrafo separado, sem aspas).
                 Até 3 linhas (Times New Roman ou Arial, na cor preta,. 12, normal, dentro do parágrafo, entre aspas).
3.Número da Página: Deve constar no canto superior direito, a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos. Todas as folhas são contadas, iniciando-se pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada a partir da primeira página textual. Páginas com título não são numeradas, assim como Agradecimentos, Resumo, Sumário, Introdução, Conclusão e Referências. Se houver Capa, esta não entra na contagem.
 Material de referência:

Orientações Resumo

O resumo tem por objetivo apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. No resumo, você vai apresentar com poucas palavras as ideias que o autor desenvolveu ao longo de um texto
Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar trechos do texto original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).
Um resumo deve ser:
- Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários. 
- Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto. 
- Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.

    Para fazer um bom resumo, destacamos abaixo uma sequência de passos:
o   ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura;
o   identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.
o   identificar a ideia principal;
o   identificar a organização do texto (o modo como as ideias secundárias se ligam logicamente à principal);
o    esquematizar o resultado desse processamento;
o   redigir o texto.
Referências
Como elaborar resumos. Disponível em: http://www.pucrs.br/manualred/resumos.php
 
 http://seminariointegradono25.blogspot.com.br/p/resumo.html

Orientações Artigo

PLANEJAMENTO
Antes de começar a escrever seu artigo, é necessário realizar um planejamento básico que inclui responder as seguintes perguntas:

  • Qual o tema?
  •  O que precisa escrever? Qual o foco? O que revisar? O que detalhar?
  • Qual seria um bom esqueleto?
Organização Geral
Um texto científico é dividido em seções. A organização do conteúdo das seções varia de artigo para artigo, por exemplo:
1. Título
 2. Autores 
 3. Resumo
 4. Introdução
 5. Conceitos Básicos
 6. Ideia central
 7. Análise (se necessário)
 8. Estudo de Caso (se necessário)
 9. Experimentos (se necessário)
 10. Conclusão
 11. Referências
SUGESTÕES PARA CADA SEÇÃO
Título
Primeira impressão é a que fica. O título é a referência principal ao seu trabalho. Um bom título contém poucas palavras, o necessário para descrever adequadamente o conteúdo do artigo.
Título = Reflete o conteúdo do trabalho. Claro, curto, correto! Nome, não uma frase.
Resumo
Pode ser considerado uma propaganda ou trailer do artigo: é o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção e o interesse do leitor em ler mais. Apresenta de forma concisa (uma ou duas linhas para cada item): principais objetivos, motivação e importância, principal resultado ou contribuição. O resumo nunca menciona informações ou conclusões que não estão presentes no texto. Referências bibliográficas não são citadas no resumo.
Introdução
Em um artigo científico, o leitor deve estar ciente do que acontece desde o início, desde a introdução. Desse modo, as principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na introdução. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma concisa (um ou dois parágrafos para cada item) das seguintes informações:
·                Contexto, motivação, e principal contribuição.
·        O problema: definição do problema por alto (sem muitos detalhes) com a sua importância, relevância (a solução desse problema ajuda em que?).
·                Contribuições: lista de contribuições, resultados principais.
Conceitos Básicos
Conceitos Básicos aparecem sempre antes da apresentação da contribuição principal do artigo. São as definições de termos, situações e modelos necessários para entender o seu trabalho, com as devidas referências para demais trabalhos onde as definições são introduzidas ou melhor detalhadas.
Ideia central
Parte principal do artigo. Apresente em um parágrafo uma ideia geral da proposta. Esclareça novas definições (escreva claramente que são novas definições propostas no artigo). Adicione quantos parágrafos necessários para apresentar: o que é e como funciona seu trabalho; detalhes e explicações sobre partes principais do funcionamento da proposta.
Análise (se necessário)
Um parágrafo com o resumo do que é provado nessa seção. Um parágrafo com definições específicas usadas na análise. Provas e análises. Encerre a seção com comentários sobre o significado das provas de um modo intuitivo ou num nível mais prático.
Estudo de Caso (se necessário)
Alguns artigos requerem estudo de caso onde o modelo proposto é aplicado. Inclua (conforme necessário): contexto geral, regras ou condições específicas requeridas pelo caso, modelagem, funcionamento, vantagens e desvantagens de usar o modelo proposto nesse caso.
Experimentos (se necessário)
Comece com um resumo dos experimentos: o que é medido, o que não é, por que,… Adicione um parágrafo com o modelo de simulação ou a infraestrutura das medições (configuração do sistema, tipo de máquinas usadas, linguagens, …). Apresente os resultados dos experimentos, podendo utilizar gráficos para apresentar os dados obtidos e destacar a importância destes dados para a compreensão do tema abordado no artigo.
Conclusão
Após ter esclarecido todas as definições, agora você pode ser mais específico que na introdução e informar (um parágrafo ou uma linha para cada item, dependendo do espaço disponível):
·                resumo do que o artigo apresentou
·                principais resultados e contribuições
·                comentários sobre a importância, relevância ou
·                dicas para o uso prático do seu trabalho (como os resultados dos experimentos podem ajudar na prática…)
·          trabalhos futuros. Reinforce a relevância do seu trabalho, mas evite entregar suas idéias de trabalhos mais inovadores de graça.
Referências
Corretas, completas, e específicas.
Informações obrigatórias: autores, título do artigo (livro), nome da conferência ou revista (editora), volume e número para artigos de revista, ano de realização (publicação).
Tente incluir referências do mesmo ano (ou ano anterior) para ilustrar que o tópico é atual e de interesse da comunidade. Tente incluir artigos de conferências e revistas, assim como livros, e não apenas sites da Internet.

DICAS GERAIS 
Os maiores erros:
1.    Frases longas (repletas de vírgulas ou não!)
2.    Erros ortográficos
3.    Cópia literal e embromação
4.    Imagens/tabelas ilegíveis
5.    Erros gramaticais
6.    Falta de referências e/ou apresentação incompleta destas
Algumas regras gerais que podem aumentar a qualidade do artigo.

  • Cópia literal não, mesmo colocando entre aspas. Quando referenciando outros trabalhos, procure resumir suas ideias principais
  • Divida os parágrafos corretamente. Tente usar frases de abertura e encerramento, indicando o propósito do parágrafo.
  • Uma seção (um capítulo) é formada por mais de um parágrafo. Uma seção formada apenas por uma lista de itens não é uma seção, e sim uma lista de itens.
  • Evite usar a primeira pessoa. Tente manter o artigo no impessoal, na terceira pessoa.
  • Gírias são inadmissíveis. Assim como ironias, brincadeiras, e referências pessoais ao leitor.
  • Consistência no uso de tempo verbal. Seja consistente no use de tempo verbal - não fique trocando entre passado e presente.
  • Siglas esclarecidas. Quando uma sigla é introduzida no texto (ou seja, aparece pela primeira vez) é importante colocar seu significado entre parênteses.
  • Backup. Mantenha sempre um backup atual do seu artigo, pelo menos um backup diário. Lembre-se daquela lei de Murphy: se algo pode dar errado, certamente dará.
  • Revisão Final: leia atentamente todo o artigo para revisar ortografia, organização dos títulos, parágrafos, referências,..
  • Se for utilizar outro computador para imprimir o artigo, salve antes em PDF.
Referências
MORO, Mirella M.. A arte de escrever artigos científicos. Disponível em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita



http://seminariointegradono25.blogspot.com.br/p/artigo.html

Orientações Projeto

Passos para elaborar projeto
  • Tema/eixo temático
           O assunto que deseja desenvolver, pesquisar. O tema é amplo, a partir dele que é feita a delimitação. Exemplos: saúde, meio ambiente, tecnologia, literatura.
  • Delimitação do tema: especificar o que vai ser trabalhado dentro do tema = subtemas.
  • Problemas – o que terá que ser resolvido, questionamento, sempre em forma de pergunta, apenas uma única pergunta, bem ampla.
  • Objetivos – o porquê do trabalho/pesquisa, o que se pretende alcançar. Inicia-se sempre com verbo. Pode ser: Geral e específicos.
  • Objetivo geral- está ligado a uma visão global do tema.

Ex: Analisar o comportamento do homem em relação ao uso da água, um recurso que recobre boa parte de do planeta (¾) e se encontra ameaçado.
  • Específico – especifica as diversas ações que serão realizadas.
Exemplos: Analisar a distribuição da água no planeta e no Brasil. 
Compreender a importância da água para a sobrevivência das espécies.
           Identificar as principais doenças relacionadas com a água
  • Justificativa- explicar o porquê da escolha realizada, convencer da importância do projeto, da pesquisa.

Ex: A temática água está presente em muitas das discussões mundiais, devido a sua grande importância para a sobrevivência de toda e qualquer espécie, e também por estar sendo desperdiçada e recebendo altíssimos índices de poluição.  Sendo ela um dos elementos de maior importância para todas as formas de vida na Terra. Ela está presente em todos os organismos vivos, em conjunto com uma infinidade de outras substâncias. ................
REFERENCIAL TEÓRICO  
Trata-se do levantamento na literatura (livros, artigos científicos, sites oficiais)  que versam sobre o tema proposto. É a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
(O que já foi escrito sobre o tema?) Neste capítulo você realizará uma análise comentada do que já  foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar  os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores. Procure mostrar os enfoques recebidos pelo tema na literatura  publicada (em livros e periódicos) e disponibilizada na Internet.
  • Metodologia-  Modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa: através de leitura de obras, fichamento de dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo – quem? Nº de pessoas?, nº de perguntas? Definir se é pesquisa qualitativa ou quantitativa.

Qualitativa – resposta livre, responde o que quer, expressa os dados em forma de texto, analisa, compara.
Qualitativa- perguntas de múltiplas escolhas, expressa na forma de gráficos e tabelas.
  • Cronograma – definir o tempo de execução do projeto. Detalhar o que será feito em

Cada semana desde a escolha do tema até a socialização dos resultados.
 CITAÇÃO
Conforme a NBR 10520 (2002) a citação é a menção de uma informação   extraída de outra fonte. E a citação da citação é a citação de um texto em que não  se teve acesso ao original.
Quanto ao modo a citação pode ser indireta ou direta.
Modo de citação:
Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. Ou seja,  quando se escreve um novo texto sem transcrever as palavras do autor consultado.
 Exemplo:  É importante ressaltar que uma cantina saudável não se restringe apenas ao  fornecimento de alimentos saudáveis, mas também ao espaço físico e as condições  higiênico-sanitárias adequadas para não comprometer a saúde dos escolares (SILVA, 2009).
Citação direta: É a transcrição de parte da obra do autor consultado. As  citações de até três linhas poderão estar inseridas no corpo do texto entre aspas duplas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas  com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra em fonte 10 e sem as  aspas. “Finalize com três pontos (reticências) e com a autoria - um só autor (sobrenome do autor, ano), dois autores (sobrenome do 1º autor e sobrenome  do 2º autor, ano) ou mais de dois autores (sobrenome do primeiro autor et al.,ano)” (CASTRO, 2009).
 Exemplo:
Um dos princípios da bioética é o da beneficência. Sobre este, os autores  afirmam:
O princípio da beneficência contém um princípio básico – fazer o bem, do latim bonum facere, que é utilizado nas práticas dos  médicos, enfermeiros e demais profissionais, a fim de proporcionar o  bem-estar do paciente... (OLIVEIRA e ALVES, 2010).
Como o autor deve ser citado:
 O autor é citado pelo último sobrenome seguido do ano de publicação da  obra. O mesmo sobrenome que aparece nas referências ao final do projeto. Quando a citação ocorre no início do parágrafo ou no corpo deste, o sobrenome é escrito  em maiúsculo e minúsculo e o ano entre parênteses. Quando a citação ocorre ao  final do parágrafo, o sobrenome é escrito em letra maiúscula, vírgula, ano, entre  parênteses.
Quando a citação está constituída de um só autor (sobrenome do autor, ano),  dois autores (sobrenome do 1º autor e sobrenome do 2º autor separados por e ano) ou mais de dois autores (sobrenome do primeiro autor et al., ano).
Na citação indireta não é obrigatório citar a página, na citação direta é obrigatório.
Exemplos:
1. A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada,  conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
2. “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]”(DERRIDA, 1967, p. 293).
           A cópia integral de uma tese, dissertação, monografia, site, livro, ainda que  citada, também gera questões legais, tendo em vista a falta de autorização do  autor para esse procedimento, sendo culpados ilicitamente o aluno e o  orientador, que permitiu o processo (CASTRO, 2009).


OBJETIVOS
Uma vez apresentado o tema, a pergunta chave para este item é "o que se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
 Os objetivos de uma pesquisa são:
  • Descrever um fato ou fenômeno;
  • Descobrir a causa ou os efeitos de um fenômeno; 
  • Estabelecer relações entre variáveis ou entre fenômenos;
  • Elaborar diagnóstico de uma situação;
  •  Elaborar um mapeamento.
Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.
Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:
JUSTIFICATIVA
A pergunta chave deste item é "por que esta pesquisa deve ser realizada?"
 A justificativa pode ser redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo:
  • Que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? (relevância social);
  •  O que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser estudado, ou exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.
METODOLOGIA
Neste tópico deve-se especificar o tipo de pesquisa. A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a pesquisa?" Neste item deve ser esboçada a trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa. Para tanto é preciso destacar: 
1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação; 
2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados; 
CRONOGRAMA
Cronograma é o instrumento utilizado para se prever a execução das fases do trabalho de pesquisa, ou seja, é onde se demonstra o tempo necessário para desenvolver cada etapa ao longo do período estipulado para o desenvolvimento da pesquisa. Cada etapa pode ser discriminada em meses ou semanas.
Bibliografia
 ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.
 http://www.unicep.edu.br/cursos/matematicalicen/docs_aulas/Manual_TCC.pdf