Orientações Artigo
PLANEJAMENTO
Antes de começar a escrever seu
artigo, é necessário realizar um planejamento básico que inclui responder as
seguintes perguntas:
- Qual o tema?
- O que precisa escrever? Qual o foco? O que revisar? O que detalhar?
- Qual seria um bom esqueleto?
Organização Geral
Um texto científico é dividido em
seções. A organização do conteúdo das seções varia de artigo para artigo, por
exemplo:
1. Título
2. Autores
3. Resumo
4. Introdução
5. Conceitos Básicos
6. Ideia central
7. Análise (se necessário)
8. Estudo de Caso (se necessário)
9. Experimentos (se necessário)
10. Conclusão
11. Referências
SUGESTÕES PARA CADA SEÇÃO
Título
Primeira impressão é a que fica. O
título é a referência principal ao seu trabalho. Um bom título contém poucas
palavras, o necessário para descrever adequadamente o conteúdo do artigo.
Título = Reflete o conteúdo do
trabalho. Claro, curto, correto! Nome, não uma frase.
Resumo
Pode ser considerado uma propaganda ou
trailer do artigo: é o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção
e o interesse do leitor em ler mais. Apresenta de forma concisa (uma ou duas
linhas para cada item): principais objetivos, motivação e importância, principal
resultado ou contribuição. O resumo nunca menciona informações ou conclusões
que não estão presentes no texto. Referências bibliográficas não são citadas no
resumo.
Introdução
Em um artigo científico, o leitor
deve estar ciente do que acontece desde o início, desde a introdução. Desse
modo, as principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na
introdução. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma
concisa (um ou dois parágrafos para cada item) das seguintes informações:
·
Contexto, motivação, e principal contribuição.
· O problema: definição do problema por alto (sem muitos detalhes) com a sua
importância, relevância (a solução desse problema ajuda em que?).
·
Contribuições: lista de contribuições, resultados principais.
Conceitos Básicos
Conceitos Básicos aparecem sempre
antes da apresentação da contribuição principal do artigo. São as definições de
termos, situações e modelos necessários para entender o seu trabalho, com as
devidas referências para demais trabalhos onde as definições são introduzidas
ou melhor detalhadas.
Ideia central
Parte principal do artigo. Apresente
em um parágrafo uma ideia geral da proposta. Esclareça novas definições
(escreva claramente que são novas definições propostas no artigo). Adicione
quantos parágrafos necessários para apresentar: o que é e como funciona seu
trabalho; detalhes e explicações sobre partes principais do funcionamento da
proposta.
Análise (se
necessário)
Um parágrafo com o resumo do que é
provado nessa seção. Um parágrafo com definições específicas usadas na análise. Provas e análises. Encerre a seção com
comentários sobre o significado das provas de um modo intuitivo ou num nível
mais prático.
Estudo de Caso (se
necessário)
Alguns artigos requerem estudo de
caso onde o modelo proposto é aplicado. Inclua (conforme necessário): contexto
geral, regras ou condições específicas requeridas pelo caso, modelagem,
funcionamento, vantagens e desvantagens de usar o modelo proposto nesse caso.
Experimentos (se
necessário)
Comece com um resumo dos
experimentos: o que é medido, o que não é, por que,… Adicione um parágrafo com
o modelo de simulação ou a infraestrutura das medições (configuração do
sistema, tipo de máquinas usadas, linguagens, …). Apresente os resultados dos experimentos,
podendo utilizar gráficos para apresentar os dados obtidos e destacar a
importância destes dados para a compreensão do tema abordado no artigo.
Conclusão
Após ter esclarecido todas as
definições, agora você pode ser mais específico que na introdução e informar
(um parágrafo ou uma linha para cada item, dependendo do espaço disponível):
·
resumo do que o artigo apresentou
·
principais resultados e contribuições
·
comentários sobre a importância, relevância ou
·
dicas para o uso prático do seu trabalho (como os resultados dos
experimentos podem ajudar na prática…)
· trabalhos futuros. Reinforce a relevância do seu trabalho, mas evite
entregar suas idéias de trabalhos mais inovadores de graça.
Referências
Corretas, completas, e específicas.
Informações obrigatórias: autores,
título do artigo (livro), nome da conferência ou revista (editora), volume e
número para artigos de revista, ano de realização (publicação).
Tente incluir referências do mesmo
ano (ou ano anterior) para ilustrar que o tópico é atual e de interesse da
comunidade. Tente incluir artigos de conferências e revistas, assim como
livros, e não apenas sites da Internet.
DICAS GERAIS
Os maiores erros:
1. Frases longas
(repletas de vírgulas ou não!)
2. Erros ortográficos
3. Cópia literal e
embromação
4. Imagens/tabelas
ilegíveis
5. Erros gramaticais
6. Falta de
referências e/ou apresentação incompleta destas
Algumas regras gerais que podem
aumentar a qualidade do artigo.
Referências- Cópia literal não, mesmo colocando entre aspas. Quando referenciando outros trabalhos, procure resumir suas ideias principais
- Divida os parágrafos corretamente. Tente usar frases de abertura e encerramento, indicando o propósito do parágrafo.
- Uma seção (um capítulo) é formada por mais de um parágrafo. Uma seção formada apenas por uma lista de itens não é uma seção, e sim uma lista de itens.
- Evite usar a primeira pessoa. Tente manter o artigo no impessoal, na terceira pessoa.
- Gírias são inadmissíveis. Assim como ironias, brincadeiras, e referências pessoais ao leitor.
- Consistência no uso de tempo verbal. Seja consistente no use de tempo verbal - não fique trocando entre passado e presente.
- Siglas esclarecidas. Quando uma sigla é introduzida no texto (ou seja, aparece pela primeira vez) é importante colocar seu significado entre parênteses.
- Backup. Mantenha sempre um backup atual do seu artigo, pelo menos um backup diário. Lembre-se daquela lei de Murphy: se algo pode dar errado, certamente dará.
- Revisão Final: leia atentamente todo o artigo para revisar ortografia, organização dos títulos, parágrafos, referências,..
- Se for utilizar outro computador para imprimir o artigo, salve antes em PDF.
MORO, Mirella M.. A arte de escrever artigos científicos. Disponível em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita
http://seminariointegradono25.blogspot.com.br/p/artigo.html
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