terça-feira, 27 de outubro de 2015

SEMINÁRIO INTEGRADO
PROFESSORA: Roseli de Mello
ROTEIRO EXPLICATIVO PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
Importante: Os passos abaixo estão relacionados de acordo com a ordem de tarefa/ação que será realizado o trabalho para melhor desempenho e otimização de tempo. Para a formatação final, nas normas da ABNT, a ordem será diferente, conforme orientação da Instituição de Ensino e/ou professor.
Dica: o Título do trabalho deve ser ligado ao tema e poderá ser modificado no decorrer do trabalho, pois muitas ideias vão surgindo e assim a produção e o domínio do assunto ficarão cada vez melhores.
1) Tema: assunto interessante e que tenha relevância social. Observar o cotidiano e os acontecimentos sociais de sua comunidade, Estado, país ou mesmo do mundo.
2) Delimitação do tema: especificar o que vai ser trabalhado dentro do tema = subtemas.
3) Problema: o problema deve ser formulado como pergunta (?); problema deve ser claro e preciso, o problema deve ser empírico (que possa ser demonstrado, e que não envolva julgamentos morais e considerações subjetivas); o problema deve ser suscetível de solução (ou seja, que possa ser respondido/solucionado).
4) Justificativa: Para quê? (por que esta pesquisa deve ser realizada?).
A justificativa pode ser redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo: Que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? (relevância social);  O que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser estudado, ou exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.
5) Objetivos – o porquê do trabalho/pesquisa, o que se pretende alcançar. Inicia-se sempre com verbo. Pode ser: Geral e específicos.
Objetivo Geral: (Por quê?) está ligado a uma visão global do tema O que se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
- Objetivos específicos: especifica as diversas ações que serão realizadas. Detalhamento do que será realizado a fim de responder as perguntas para resolver o problema/tema. Quais são os objetivos do projeto em curto prazo?
Observação: Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLygeEHBp3kbnmZfL1-UVitwOu-aWieCnDrR2XANFvJVjq9i0pryrmtb6nH2MatKsEXs4e4w__1t8s2tZvuvZ_wYdXQpcG7gqbmEbFnnVXIu_6gAJCZFIrlOJSvsBd4dIbQHEymjS2IIw/s640/verbos+para+objetivos.JPG
6) Metodologias: serão elas que farão com que os objetivos possam ser atingidos. Método=caminho. São os caminhos disponíveis que serão feitos para a realização do trabalho. Para cada tipo de tema/trabalho a metodologia será diferente.
É o modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa: através de leitura de obras, fichamento de dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo – quem? Nº de pessoas?, nº de perguntas? Definir se é p Neste tópico deve-se especificar o tipo de pesquisa. A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a pesquisa?"
Neste item deve ser esboçada a trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa. Para tanto é preciso destacar:
1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação;
2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados; pesquisa qualitativa ou quantitativa.
Tipos de metodologias:
Pesquisa bibliográfica: Consiste na leitura, compreensão, análise e interpretação de material bibliográfico como livros, revistas, periódicos, artigos acadêmicos, manuscritos, etc.
Referências bibliográficas: São as fontes da pesquisa: os livros/artigos SELECIONADOS de acordo com o tema/assunto tratado e serão citados na elaboração do projeto. Podem ser usados livros ou artigos científicos e estes devem constar na lista (BIBLIOGRAFIA conforme ABNT), no final do trabalho, no momento da formatação e ajustes finais.
OBSERVAÇÃO: Convém anotar os trechos importantes que sustentarão a pesquisa e que serão mencionados/citados (ver CITAÇÕES ABNT) bem como salvar em pen drive/nuvem os materiais (textos, etc) que irão ser usados para o trabalho no referencial teórico (no caso de materiais encontrados nos sites/internet).
Pesquisa descritiva: Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno.
Pesquisa laboratorial: Usa-se em situações controladas, valendo-se de instrumentos específicos e precisos.
Pesquisa empírica: São investigações de pesquisa que têm como principal finalidade testar hipóteses que dizem respeito a relações de causa e efeito.
Pesquisa de campo: Requer a pesquisa bibliográfica e posteriormente a observação de fatos e fenômenos, coleta de dados.
Qualitativa – Entrevista. Resposta livre, responde o que quer, expressa os dados em forma de texto, analisa, compara. No caso, pode ser uma entrevista com alguém relacionado ao tema em específico. Dicas: elabore um roteiro de perguntas, utilize recursos áudio visuais para registrar.
Qualitativa- Questionário de perguntas de múltiplas escolhas, expressa na forma de gráficos e tabelas. É feita através de questões para serem respondidas por um grupo de pessoas e que indicarão dados e até possíveis soluções para o problema.
Observação: após as pesquisas feitas de acordo com o que exige o tema escolhido e tipo de proposta, será realizada a análise dos dados e os mesmos serão mostrados através de gráficos ou outra forma de verificação.

7) Fundamentação Teórica/Referencial Teórico/Revisão bibliográfica:
 O texto sobre o tema pesquisado, dividido em seções.
Trata-se do levantamento na literatura (livros, artigos científicos, sites oficiais)  que versam sobre o tema proposto. É a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
(O que já foi escrito sobre o tema?) Neste capítulo você realizará uma análise comentada do que já foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar  os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores. Procure mostrar os enfoques recebidos pelo tema na literatura publicada (em livros e periódicos) e disponibilizada na Internet.
Trata-se de uma seção em que se faz a escrita técnica de textos sobre o problema escolhido, sendo que o objetivo principal é responder  a pergunta: o que é que já se disse sobre esse problema? O que os outros pesquisadores (antes de mim) descobriram sobre esse problema?
OBSERVAÇÃO: A fundamentação teórica é a parte que será escrita, mediante prévia leitura das obras selecionadas para o trabalho, onde os autores serão citados, pois não se pode apropriar-se de textos simplesmente, pois isso é ILEGAL, e chama-se de PLÁGIO. Temos que escrever fazer a NOSSA produção textual e citando sempre os autores dos trechos separados para embasar/fundamentar o trabalho.

8) Introdução : Ela pode conter um breve histórico sobre o tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto. Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões (se houver).
Trata-se de uma seção que se responde a várias perguntas (de forma articulada, ? Será que os formando um texto):
- Qual é o problema que será investigado neste projeto?
Por que vale a pena investigar esse problema? Será que os outros pesquisadores não encontraram respostas satisfatórias? O problema, apesar do que já se disse (e já se fez) sobre ele, continua um problema, a espera de solução? Que benefícios a realização desse projeto trará para a ciência e para a sociedade? Qual é a importância desse projeto?
Em um artigo científico, o leitor deve estar ciente do que acontece desde o início, desde a introdução. Desse modo, as principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na introdução. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma concisa (um ou dois parágrafos para cada item) das seguintes informações:
·Contexto, motivação, e principal contribuição.
·O problema: definição do problema por alto (sem muitos detalhes) com a sua importância, relevância (a solução desse problema ajuda em que?).
·Contribuições: lista de contribuições, resultados principais.

9) Conclusão (1 folha)
Deve conter análise crítica do trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas. Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas, sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para implementação; questões a serem estudadas futuramente.
________________________________________________________________________
Bibliografia:
TEIXEIRA, Adriana Pellini. Seminário Integrado: rompendo paradigmas no Ensino Médio / Adriana Pellini Teixeira e Marcélia de Avilla – Caxias do Sul, RS: Ed. Maneco, 2013 88 p. : il.

http://seminariointegradono25.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário