SEMINÁRIO
INTEGRADO
PROFESSORA:
Roseli de Mello
ROTEIRO
EXPLICATIVO PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
Importante: Os
passos abaixo estão relacionados de acordo com a ordem de tarefa/ação que será
realizado o trabalho para melhor desempenho e otimização de tempo. Para a
formatação final, nas normas da ABNT, a ordem será diferente, conforme
orientação da Instituição de Ensino e/ou professor.
Dica: o Título do trabalho
deve ser ligado ao tema e poderá ser modificado no decorrer do trabalho, pois
muitas ideias vão surgindo e assim a produção e o domínio do assunto ficarão
cada vez melhores.
1)
Tema:
assunto interessante e que tenha relevância social. Observar o cotidiano e os
acontecimentos sociais de sua comunidade, Estado, país ou mesmo do mundo.
2)
Delimitação do tema: especificar o que vai ser trabalhado dentro
do tema = subtemas.
3) Problema: o problema deve ser formulado
como pergunta (?); problema deve ser claro e preciso, o problema deve ser
empírico (que possa ser demonstrado, e que não envolva julgamentos morais e
considerações subjetivas); o problema deve ser suscetível de solução (ou seja,
que possa ser respondido/solucionado).
4)
Justificativa: Para quê? (por que esta pesquisa deve ser
realizada?).
A justificativa pode ser
redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo: Que benefício poderá
trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? (relevância social); O que levou o pesquisador a escolher esse
tema? (interesse);
Deve-se tomar o cuidado, na
elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada,
ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de
pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser estudado, ou
exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.
5)
Objetivos – o porquê do trabalho/pesquisa, o que se pretende
alcançar. Inicia-se sempre com verbo. Pode ser: Geral e específicos.
Objetivo
Geral: (Por quê?) está ligado a uma visão global do tema O que
se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É
necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização
do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que
ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
- Objetivos específicos: especifica as diversas ações que serão
realizadas. Detalhamento do que será realizado a fim de responder as perguntas
para resolver o problema/tema. Quais são os objetivos do projeto em curto
prazo?
Observação: Ao estabelecer
os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso,
universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só
tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas
contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.
6)
Metodologias: serão elas que farão com que os objetivos
possam ser atingidos. Método=caminho. São os caminhos disponíveis que serão
feitos para a realização do trabalho. Para cada tipo de tema/trabalho a
metodologia será diferente.
É o modo de obtenção dos
dados que sustentarão a pesquisa: através de leitura de obras, fichamento de
dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo – quem? Nº de pessoas?, nº de
perguntas? Definir se é p Neste tópico deve-se especificar o tipo de pesquisa.
A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a
pesquisa?"
Neste item deve ser esboçada
a trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa.
Para tanto é preciso destacar:
1) os critérios de seleção e
a localização das fontes de informação;
2) os métodos e técnicas
utilizados para a coleta de dados; pesquisa qualitativa ou quantitativa.
Tipos
de metodologias:
Pesquisa
bibliográfica: Consiste na leitura, compreensão, análise e
interpretação de material bibliográfico como livros, revistas, periódicos,
artigos acadêmicos, manuscritos, etc.
Referências bibliográficas: São
as fontes da pesquisa: os livros/artigos SELECIONADOS de acordo com o
tema/assunto tratado e serão citados na elaboração do projeto. Podem ser usados
livros ou artigos científicos e estes devem constar na lista (BIBLIOGRAFIA
conforme ABNT), no final do trabalho, no momento da formatação e ajustes
finais.
OBSERVAÇÃO: Convém anotar os
trechos importantes que sustentarão a pesquisa e que serão mencionados/citados
(ver CITAÇÕES ABNT) bem como salvar em pen drive/nuvem os materiais (textos,
etc) que irão ser usados para o trabalho no referencial teórico (no caso de
materiais encontrados nos sites/internet).
Pesquisa
descritiva: Visa descrever as características de determinada
população ou fenômeno.
Pesquisa
laboratorial: Usa-se em situações controladas, valendo-se
de instrumentos específicos e precisos.
Pesquisa
empírica: São investigações de pesquisa que têm como principal
finalidade testar hipóteses que dizem respeito a relações de causa e efeito.
Pesquisa
de campo: Requer a pesquisa bibliográfica e posteriormente a
observação de fatos e fenômenos, coleta de dados.
Qualitativa – Entrevista.
Resposta livre, responde o que quer, expressa os dados em forma de texto,
analisa, compara. No caso, pode ser uma entrevista com alguém relacionado ao
tema em específico. Dicas: elabore um roteiro de perguntas, utilize recursos
áudio visuais para registrar.
Qualitativa- Questionário
de perguntas de múltiplas escolhas, expressa na forma de gráficos e tabelas. É
feita através de questões para serem respondidas por um grupo de pessoas e que
indicarão dados e até possíveis soluções para o problema.
Observação:
após as pesquisas feitas de acordo com o que exige o tema escolhido e tipo de
proposta, será realizada a análise dos dados e os mesmos serão mostrados
através de gráficos ou outra forma de verificação.
7)
Fundamentação Teórica/Referencial Teórico/Revisão bibliográfica:
O texto sobre o tema pesquisado, dividido em
seções.
Trata-se do levantamento na
literatura (livros, artigos científicos, sites oficiais) que versam sobre o tema proposto. É a base
que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário
conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da
literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho,
construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
(O que já foi escrito sobre
o tema?) Neste capítulo você realizará uma análise comentada do que já foi
escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes
dos autores. Procure mostrar os enfoques recebidos pelo tema na literatura publicada
(em livros e periódicos) e disponibilizada na Internet.
Trata-se de uma seção em que
se faz a escrita técnica de textos sobre o problema escolhido, sendo que o
objetivo principal é responder a
pergunta: o que é que já se disse sobre esse problema? O que os outros
pesquisadores (antes de mim) descobriram sobre esse problema?
OBSERVAÇÃO: A
fundamentação teórica é a parte que será escrita, mediante prévia leitura das
obras selecionadas para o trabalho, onde os autores serão citados, pois não se
pode apropriar-se de textos simplesmente, pois isso é ILEGAL, e chama-se de
PLÁGIO. Temos que escrever fazer a NOSSA produção textual e citando sempre os
autores dos trechos separados para embasar/fundamentar o trabalho.
8)
Introdução : Ela pode conter um breve histórico sobre o
tema a ser abordado, as motivações que levaram o pesquisador a propor o
projeto, além de uma abordagem teórica, que consiste em um conjunto de
afirmações e princípios que permitem a compreensão do que vai ser apresentado
ao longo do projeto. Na introdução, entretanto, evita-se incluir as conclusões
(se houver).
Trata-se de uma seção que se
responde a várias perguntas (de forma articulada, ? Será que os formando um
texto):
- Qual é o problema que será
investigado neste projeto?
Por que vale a pena investigar
esse problema? Será que os outros pesquisadores não encontraram respostas
satisfatórias? O problema, apesar do que já se disse (e já se fez) sobre ele,
continua um problema, a espera de solução? Que benefícios a realização desse
projeto trará para a ciência e para a sociedade? Qual é a importância desse
projeto?
Em um artigo científico, o
leitor deve estar ciente do que acontece desde o início, desde a introdução.
Desse modo, as principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na
introdução. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma
concisa (um ou dois parágrafos para cada item) das seguintes informações:
·Contexto, motivação, e
principal contribuição.
·O problema: definição do
problema por alto (sem muitos detalhes) com a sua importância, relevância (a
solução desse problema ajuda em que?).
·Contribuições: lista de
contribuições, resultados principais.
9)
Conclusão (1 folha)
Deve conter análise crítica
do trabalho com registro dos resultados das análises das atividades realizadas.
Retoma-se a visão inicial apresentada na introdução, principalmente em relação
aos objetivos traçados e quais foram os resultados alcançados. Pode-se comentar
também a importância e a pertinência do trabalho, ações a serem tomadas,
sugestões e alternativas de melhorias na etapa de formação; sugestões para
implementação; questões a serem estudadas futuramente.
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Bibliografia:
TEIXEIRA, Adriana Pellini.
Seminário Integrado: rompendo paradigmas no Ensino Médio / Adriana Pellini
Teixeira e Marcélia de Avilla – Caxias do Sul, RS: Ed. Maneco, 2013 88 p. : il.
http://seminariointegradono25.blogspot.com.br/